Cardiologista: o que é, o que faz e quando consultar

· 5 min read
Cardiologista: o que é, o que faz e quando consultar

A consulta com o cardiologista deve ser realizada quando há sintomas específicos, como dores no peito, palpitações, falta de ar, cansaço, inchaços nas pernas, entre outros. Saiba o que faz um cardiologista, quando é indicado procurar o especialista e quais exames podem ser solicitados.  cardiologista volta redonda  exame de Função Pulmonar é ideal para avaliar todo o sistema respiratório, revelando assim o estado de saúde do pulmão. O paciente irá soprar um tubo ligado a um espirômetro para que a respiração seja avaliada.

  • Com forte atuação clínica, o especialista analisa cada caso, faz consultas, exame físico e pede testes complementares para confirmar ou afastar a hipótese diagnóstica.
  • Assim, serão avaliados os períodos em que o paciente estará acordado e também durante o período de sono.
  • Assim, vale acompanhar a leitura para saber como um Cardiologista atua, quais as especialidades na área e os principais exames que você deve realizar para manter o seu coração sempre protegido.
  • Sendo assim, é importante conhecer seu trabalho e saber quando e de quanto em quanto tempo realizar a consulta.
  • Também tem um papel relevante na prevenção desses males, orientando o paciente para evitar entrar no grupo de risco das doenças cardiovasculares.

Formas de prevenção

A predição contribui para orientar médicos e pacientes e minimizar a possibilidade de que essa tendência se concretize. Na cardiologia, o papel da Medicina 3.0 se mostra cada vez mais fundamental apesar de um preconceito inicial e ainda vigente, tanto por parte de leigos como entre profissionais da área. Para essas pessoas, a IA irá robotizar atendimentos, substituindo médicos por máquinas. Como as mulheres são mais suscetíveis ao quadro, é vital que fiquem duplamente atentas aos sinais físicos e emocionais que possam deflagrar essas condições e não pensem duas vezes antes de procurar ajuda. A rapidez nesses casos pode fazer toda a diferença para evitar complicações e até a morte. Sendo assim, sempre que um problema disser respeito ao coração ou ao sistema circulatório a ele relacionado, o cardiologia é o profissional de referência a ser procurado.

O que faz um Médico Cardiologista?

Assim, vem a parte da realização dos exames e testes físicos para analisar o resultado e apresentar ao paciente o diagnóstico que pode apresentar (ou não) disfunções no sistema cardiovascular. Após indicar a situação de saúde, o Médico Cardiologista oferece opções necessárias para a saúde e bem-estar, tal como como mudanças na dieta, realização de atividades físicas e, claro, a realização dos exames regulares. O angiologista fica encarregado do diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares, ou seja, que são relacionadas aos vasos sanguíneos. É recomendado consultar um cardiologista quando surgem sinais e sintomas sugestivos de problemas no coração, como falta de ar no repouso, dor no peito, cansaço excessivo, tonturas e desmaios frequentes, por exemplo. Em pessoas que se exercitam rotineiramente ou que recebem medicamentos para diminuir o ritmo cardíaco, a frequência pode cair para 55 batimentos por minuto. Se sua frequência cardíaca for rápida (mais de 100 batimentos por minuto), essa condição é chamada de taquicardia. A falta de autocuidado é um ponto que merece destaque quando se relacionam doenças isquêmicas do coração às mulheres.

Quais exames o profissional pode solicitar?

As evidências indicam que mudanças no estilo de  vida estão por trás do aumento dessas condições entre as mulheres. A doença, segundo os especialistas, está relacionada à demora para procurar o atendimento médico e a um estilo de vida ruim. Apesar de ser a principal causa de morte, a taxa de mortalidade tem caído nos últimos 20 anos no país. De acordo com o levantamento, em mulheres, a incidência foi de 58,7 para 52,3% e, entre os homens, de 52,5 para 46,6%. O cardiologista é o médico responsável pelo tratamento clínico, das doenças que afetam o coração e o sistema cardiovascular, como problemas na artéria aorta torácica e artéria pulmonar, responsáveis pela distribuição sanguínea. Após procedimentos cardíacos, os cardiologistas desempenham um papel importante no gerenciamento dos cuidados pós-operatórios.

Aconselhamento e orientação para a saúde cardiovascular:

Mas também vale monitorar a quantidade de células específicas, como as plaquetas e os glóbulos brancos. Seja separadamente ou junto a uma equipe multidisciplinar, o especialista terá uma atuação indispensável para manter essas patologias sob controle. Seguindo as recomendações do médico, você terá uma rotina mais saudável, o que ajuda a prevenir eventos agudos como o infarto e o AVC. Ou se sentir uma súbita dor de cabeça intensa e incapacitante, que pode ser a manifestação de um acidente vascular cerebral (AVC). O mesmo raciocínio vale ao sentir formigamento na região do peito e braços, dificuldades para falar ou observar as veias dos olhos saltadas.

Clínica Lumiti

A arritmia cardíaca é um distúrbio do ritmo cardíaco que provoca a sensação de que os batimentos estão desordenados. O paciente pode sentir um desconforto com seus próprios batimentos ou ter a sensação de falta ou interrupção desses batimentos. A mudança na sequência do ritmo pode ser sentida no tórax, na garganta ou no pescoço. No Brasil, a doença isquêmica do coração é a principal causa de morte entre as mulheres na faixa etária de 35 a 54 anos. É o que revela o Posicionamento sobre Doença Isquêmica do Coração – A Mulher no Centro do Cuidado, um documento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com dados referentes a 2023. Nesse sentido, o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV), referência nacional no cuidado e tratamento das doenças vasculares, localizado em Brasília, pode ser procurado para uma possível avaliação.

É natural, por exemplo, o encaminhamento por parte do clínico geral para tratar de doenças cardiovasculares específicas. Também tem um papel relevante na prevenção desses males, orientando o paciente para evitar entrar no grupo de risco das doenças cardiovasculares. Ortopedista é um médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas que atingem o aparelho locomotor, que inclui os músculos, tendões, ligamentos, articulações e ossos. O Ecocardiograma de Estresse ou de Esforço é um exame em que se avaliam as estruturas cardíacas durante o estresse, que podem ser induzidos por medicamentos ou por esforço do paciente. A indicação mais frequente desse exame, é para avaliação das obstruções das artérias coronárias. Este exame é realizado praticamente com  a mesma monitorização de um teste ergométrico, a diferença é que são inseridas imagens obtidas pelo ecocardiograma. Assim, vale acompanhar a leitura para saber como um Cardiologista atua, quais as especialidades na área e os principais exames que você deve realizar para manter o seu coração sempre protegido.

Realização de procedimentos cardíacos intervencionistas:

Segundo especialistas consultados pela Folha de S.Paulo, ao incentivar a automedicação, o conteúdo é perigoso, uma vez que a ingestão dos medicamentos pode levar a complicações e até a morte. Também desenvolvida por pesquisadores da Unicamp, a tecnologia lança mão da convencional ultrassonografia das carótidas – artérias que levam o sangue do coração ao cérebro e ficam na região do pescoço – aliada à inteligência artificial. O uso de IA possibilita detectar alterações na camada “íntima” da carótida, que é a mais interna. O programa identifica, delimita e permite analisar essas camadas separadamente do músculo. E, quando são atendidas, correm mais risco de não receberem o diagnóstico adequado, já que frequentemente apresentam sintomas que não são considerados típicos desse tipo de problema (dor no peito em aperto, que pode irradiar para braços, pescoço, costas e queixo). No caso delas, são mais frequentes palpitação, falta de ar ou dores em outras partes do corpo.